O que saber antes de praticar qualquer esporte no mar

Ir para a água para fazer um passeio de caiaque é uma ótima forma de se divertir e relaxar. No entanto, ir para o mar deve ser levado a sério e existem algumas perguntas que devemos nos fazer antes de entrarmos na água.

1 – Qual é a previsão do tempo?

O céu está azul e o mar está calmo. Mas como eles estarão daqui a algumas horas? Quando praticamos esportes náuticos, é essencial verificarmos a previsão do tempo e não apenas ver se estará ensolarado ou nublado. O mais importante é saber se há previsão de vento, assim como sua força e direção. Certifique-se de descobrir também as condições do mar, correntes e altura das ondas.

Hoje além de conversar com o pescador local, temos dentre o planejamento da remada, a possibilidade de olharmos aplicativos de celulares e sites de previsão, ainda sim uma prática que pode ajudar a definir quais são suas possibilidades de rota, é a utilização da condição climática em tempo real das regiões divisas com seu local de saída, consiste em olhar estes sites de previsão como exemplo: windguru.cz, surfguru, tabuademares, cpetc e climatempo, sobre o que está acontecendo neste momento na cidade vizinha.

Uma previsão do tempo não vai garantir sua segurança, portanto saber o que está acontecendo por exemplo: estando no Rio de Janeiro olhando mais ao sul,  o que aconteceu/ acontece em santos, mais ao norte o que acontece/aconteceu em Espírito Santos, mais ao centro em minas. Isso tudo pode parecer exagero, mas como já foi explicado, tudo dependerá de quando tempo ficará no mar, rio ou lago, quando retornará e ainda quanto de experiência já possui na modalidade e com a embarcação que utilizará.

2 – Quem irá praticar canoagem comigo?

Não é aconselhável ir sozinho. Principalmente se for iniciante, mas se as condições estiverem boas e todos os parâmetros forem favoráveis e você já tiver experiência, não há como depender sempre de uma segunda pessoa. Um passeio de caiaque em dupla no mesmo caiaque permite que você vá mais longe do que se estivesse sozinho. Em contrapartida, um passeio com a família ou amigos o importante são as boas

3 – Que rota eu devo escolher no mar?

Para decidir, considere a sua condição física no dia e o seu treinamento geral. Acima de tudo, nunca se superestime: isso fará com que você tenha boas memórias da sua viagem! A opção mais segura é planejar a sua rota em um mapa do oceano: você poderá ver distâncias e possíveis rotas alternativas. Sempre iniciar o trajeto pelo sentido contrario do vento, pois ainda não esta cansado, facilitando assim a volta para o ponto de partida.

4 – Qual é o objetivo do meu passeio de caiaque?

O caiaque oferece muita satisfação! Se você quer passar um tempo relaxante na água e aproveitar a paisagem ou observar o leito do mar, um passeio de caiaque de menos de 20 km será o suficiente. Não esqueça de levar seu kit de mergulho, camiseta com proteção solar, colete salva vidas, bolsa impermeável para o celular, toalha, roupa seca (pode ser transportada em um saco estanque) água e frutas! Em um passeio que exija mais fisicamente, de 30 km ou mais, as coisas podem ficar interessantes. Assegure-se de sempre adaptar a distância ao seu condicionamento físico e às condições do tempo.

5 – Há normas especiais onde eu pretendo remar?

Outra coisa que muitas pessoas esquecem: verifique para saber se a rota planejada passa por zonas específicas, como santuários marinhos ou áreas protegidas. O caiaque é raramente proibido em algumas áreas, mas, às vezes, desembarcar e praticar outras atividades relacionadas (pescar, mergulhar) são. Enquanto verifica isso, você também pode saber quais animais você pode encontrar!

Em áreas militares ou de proteção nacional qualquer aproximação não autorizada pode por em risco a sua diversão, do mesmo jeito, nestas áreas em situações de emergência deve se avisar por meio de apito, ou qualquer efeito sonoro possível para anunciar sua aproximação, atracamento ou desembarque, isso é fundamental para deixar claro a natureza da emergência, seja para regular algo quebrado, solto, ou seja, qualquer situação que esteja te colocando em perigo, por isso o apito é nosso amigo sempre! mas até um espelho pode te ajudar em situações de emergência seja para anunciar ou alertar como última opção.

Também há locais em que dependendo das condições climáticas podem ser perigosos para navegar, seja com a maré extremamente baixa, até mesmo com um mar calmo e sem correntes, ou mesmo em situações em que o mar esteja forte, pode-se evitar de passar próximo a determinados locais, e sempre mantendo uma distância de praias e da costa, tanto para proteger banhistas, mergulhadores e nadadores, quanto para manter-se seguro em caso virar/cair do barco, poder ter tempo e necessária experiência para retornar a embarcação em segurança e com total condições de navegabilidade ( veja em : auto-resgate, tipos de resgate)

6 – Como eu devo me vestir para praticar esportes de remo?

Se você pensa em sair apenas de roupa de banho e colete salva-vidas, esqueça! Esta é a melhor forma de voltar vermelho como uma lagosta, podendo até ganhar algumas assaduras de brinde.
O mínimo que você deve vestir são shorts, uma camisa de manga ou roupa com proteção solar, protetor solar no verão, sapato antiderrapante e uma roupa de borracha para caiaque que seja quente, se for remar no inverno.

7 – Quais itens indispensáveis para levar?

Uma coisa é essencial: água suficiente (2 litros / pessoa). Em um passeio mais esportivo, leve comidas que sejam fáceis de comer, como barras de cereais, frutas, isotônico, ou doces de geleias de frutas. Para um passeio de lazer, você pode levar um piquenique, porque o peso do seu caiaque não será tão importante.

8 – Que horas eu devo planejar voltar?

É importante que um amigo ou membro da família saiba para onde você está indo e a hora que você pretende voltar: se você se atrasar muito, eles podem entrar em contato com você ou alguém do seu grupo, antes de alertar os serviços de resgate. Você também deve deixá-los informados sobre a sua rota. Isso se aplica mesmo quando você está saindo em grupo! Sempre que possível voltar antes de escurecer, ou se esse for o plano, remar a noite, levar sempre lanternas e sinalizadores, utilizar rotas de extrema segurança, nunca esquecer do celular com a capa impermeável e o colete salva vidas.

9 – Que equipamentos de segurança eu devo levar no meu caiaque?

Isso depende da sua rota, do local que irá remar e sua região. Se você pretende se manter próximo a margem a uns 300 m, o mínimo que você deve levar é: um colete salva-vidas, um kit de primeiros socorros, garrafa dágua, um lanche e celular dentro da capa impermeável. Se você for mais longe, verifique o nosso guia sobre equipamento obrigatório de segurança para levar o que você precisa de acordo com o lugar para onde você vai e qual objetivo da remada, seja ela um passeio mais longo ou até mesmo uma pesca no mar.

Remando em locais frios, obviamente sua proteção e equipamentos de segurança devem variar de acordo com não só com a distância e rota planejada, mas sim com qualquer possibilidade de exposição não esperada, um dos itens que é essencial em remadas de média a longa duração é o cobertor térmico refletivo, todo cromado, e guradado em uma pequena bolsa de plástico, extremamente leve, e que pode salvar sua vida! esse cobertor é utilizado em resgates a pessoas, ajudando no equilíbrio térmico, totalmente impermeável é possível em situações extremas o utiliza-lo mesmo estando dentro d’água, em muitas situações em qualquer local do globo, a hipotermia é um grande vilão para quem está em uma situação vulnerável.

No caso de remar em locais de clima mais ameno, o cobertor de emergência não é dispensável! Uma vez que a hipotermia pode ocorrer até mesmo em pessoas que estejam em segurança total, e fazendo atividade física, pode ocorrer uma situação inesperada tanto em seu organismo ou no clima, tornando necessário a utilização desta ferramente, fácil, ágil, pequena e leve, que inclusive se bem armazenada pode ser deixada na embarcação ou no seu colete, mochila, bolsa estanque já como oficial no seu check list.

Mas nestes locais, tendo ciência de sua rota, previsão do tempo, análise em tempo real de cidades vizinhas, uma boa proteção contra o sol e vento, são suficientes para se proteger do ambiente.

10 – Máquina fotográfica ou câmera de vídeo?

A escolha é sua! Hoje em dia, você pode filmar com uma máquina fotográfica e tirar fotos com uma vídeo câmera. Seu equipamento não é à prova d´água? Leve um recipiente impermeável para guardá-lo, mas também para protegê-lo da areia da praia. Com o celular a vantagem é que você já pode postar a foto de dentro do mar!

Fonte: Ricardo Freitas Maia, 27 anos no mar, 18 anos competindo, 15 anos guiando expedições, 10 anos treinando atletas e equipes em provas nacionais e internacionais, 8 anos como árbitro de provas nacionais e internacionais.

Por Portal Remadas Caiaque Dicas 0 Comentários

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *